Página Inicial A Empresa Morango Receitas Multimídia Notícias Contato
 
 
sublayer sublayer sublayer sublayer sublayer
 
 

Notícias

 
 
Sucos para enxugar as gordurinhas
Geraldo Rohde, Marlisa Strenzel e Erika Rohde lançam livro “Delícias Gastronômicas com Morangos”
Benefícios do morango no Dia Mundial da Alimentação
Morango está presente nas opções para lanches pós-treino
Morango combate radicais livres
Dante Andreazza marca presença no Simpósio Nacional do Morango 2012
Dante Andreazza apoia o Fórum da Comunicação da UCS
Alimentos vermelhos ajudam sistema cardiovascular, diz nutricionista
Conheça os benefícios de dez variedades de frutas
Morango auxilia no funcionamento do cérebro
Morango protege células sanguíneas do envelhecimento precoce
Composto químico encontrado em morangos melhora memória
Para um café da manhã balanceado
MAIS NOTÍCIAS 1 2

Morango combate radicais livres

10.08.2012
 
Basta sentir o aroma adocicado e a boca se enche de água. À primeira mordida, uma mescla de sabores levemente ácidos desperta ainda mais o paladar. É raro alguém não gostar de morango, afirma o engenheiro agrônomo Alexandre Hoffmann, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Mais do que deliciosa, a fruta tem uma porção de compostos benéficos. Um trabalho do Instituto de Pesquisa em Alimentos da Noruega bota o morango como um dos alimentos mais ricos em substâncias antioxidantes, importantíssimas na queda-de-braço contra os radicais livres, que formam uma tropa de moléculas capazes de danificar as células estragos que, com o tempo, podem até detonar um câncer.

Entre os componentes mais badalados está o ácido elágico. Guarde esse nome complicado, ele é superpoderoso. Trata-se de uma substância que tinge e protege os vegetais, explica a nutricionista Janine Ginani, que anda estudando frutos vermelhos na Universidade de Brasília (UNB). No nosso organismo o tal ácido evita danos celulares, diminuindo a ameaça principalmente de tumores no aparelho digestivo. Esse é um dos motivos para o fruto ser cada vez mais associado à longevidade.

A bioquímica Edna Amante, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca a rica mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio, diz. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. Vale mencionar também a boa concentração de vitamina C. Em alta no nosso corpo, ela é capaz de blindar o sistema imunológico e afastar encrencas como resfriados.

Para completar, a professora Jocelem Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, aponta a riqueza em fibras. O morango fornece boas doses do tipo solúvel, que ajuda a manter os níveis de glicose estáveis, sem grandes picos, conta. Assim, o organismo não requer tanto do pâncreas, o que mantém longe o perigo do diabete.

Ledo engano pensar que o fruto vai bem apenas em pratos doces. O morango é perfeito em saladas de folhas, diz a nutricionista Andréa Esquivel, especialista em gastronomia e professora da Universidade Norte do Paraná, a Unopar. Também pode entrar na receita de risotos e em molhos para massas, misturado a ervas, cebola, alho e afins.

Para aqueles que só comem morango com chantilly, o recado de Andréa é o seguinte: Quem quer sentir o gosto da fruta deve dispensar o creme. O excesso de gordura forma uma película na boca, o que dificulta a distinção de outras nuances de sabor. Sem contar que o chantilly é lotado de gordura saturada.

Fonte: Revista SAÚDE

 
 
     
 
Dante Andreazza
Dante Andreazza Comércio de Frutas
Caxias do Sul • RS
2012 - Todos os direitos reservados
  Fone (54) 3504.9083 - (54) 7811.9701
Nextel ID Nextel 96*74130
E-mail contato@danteandreazza.com.br
WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação