Página Inicial A Empresa Morango Receitas Multimídia Notícias Contato
 
 
sublayer sublayer sublayer sublayer sublayer
 
 

Notícias

 
 
Morango previne úlcera e gastrite
Morangos trazem mais benefícios do que se pensava
Frutas vermelhas podem prevenir hipertensão arterial
Suco vermelho previne câncer, demência e infarto
Morango: a fruta que exibe antioxidantes
Primavera: as frutas da estação e seus benefícios para o corpo
Conheça a melhor fruta para emagrecer, reduzir o colesterol e a pressão alta
Sete bebidas para fazer a dieta funcionar melhor
28 de Julho: Dia do Agricultor
Alimentos combatem a retenção de líquidos: saiba os indicados
Vitamina C é muito mais do que aliada no combate à gripe
Feliz Páscoa!
Morango e mirtilo podem ajudar a prevenir ataques cardíacos
Morango barra danos provocados pelo álcool
Feliz Natal!
MAIS NOTÍCIAS 1 2

Vitamina C é muito mais do que aliada no combate à gripe

23.05.2013
 
Vitamina C é muito mais do que aliada no combate à gripe
 
Nutriente é responsável por importantes funções no organismo, além de auxiliar no preparo do corpo para as temperaturas mais frias.

Quando pensamos em curar uma gripe ou um resfriado a vitamina C, geralmente, é lembrada como a principal arma. Isso porque ela é responsável por fortalecer as defesas naturais do organismo, aumentando a imunidade e protegendo o corpo contra as viroses. Para você saber mais sobre as propriedades dessa vitamina, e conhecer a sua atuação no corpo humano, a nutricionista Flávia Ferreira Sguario dá algumas dicas.

Segundo ela, a vitamina auxilia o organismo também no processo de absorção do ferro, quando ingerida com alimentos ricos nesta substância. De acordo com Flávia, no tratamento de gripes e resfriados, o nutriente funciona melhor em combinação, principalmente, com o zinco, que é encontrado em alimentos como carnes, cereais, feijão e laticínios. "A forma ideal para ingerir a vitamina C é na alimentação, e não em suplementos. Se a pessoa come uma fruta ela já vai consumir a vitamina junto com outros elementos que vão estabelecer um melhor aproveitamento de todos os nutrientes", afirma.

As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas (laranja, mexerica e limão) e o mamão papaia, morango, kiwi, melão, tomate, manga, goiaba e acerola. A especialista diz também que é preciso tomar cuidado com a forma de consumo destes alimentos, pois a vitamina é rapidamente perdida quando eles são cozidos e a estocagem de produtos frescos, por longos períodos, também reduz, significativamente, a concentração desta vitamina. "O consumo de alimentos frescos in natura é o que mais garante o consumo adequado de vitamina C", reitera Flávia, que é credenciada da Paraná Clínicas, em Curitiba.

Outros benefícios
A Vitamina C também atua como co-fator ou co-substrato de diferentes enzimas, isso quer dizer que, sem ela, essas enzimas não terão um funcionamento adequado. Outra vantagem é sua atuação na conversão do colesterol em ácidos graxos biliares, ou seja, retirando o colesterol que temos no organismo e o transformando em uma enzima que vai auxiliar na digestão alimentar. "Vale ressaltar que utilizar nutrientes sem critério pode ser tão problemático quanto à utilização indiscriminada de medicamentos", lembra a nutricionista.

Fonte: Bonde

 
 
     
 
Dante Andreazza
Dante Andreazza Comércio de Frutas
Caxias do Sul • RS
2012 - Todos os direitos reservados
  Fone (54) 3504.9083 - (54) 7811.9701
Nextel ID Nextel 96*74130
E-mail contato@danteandreazza.com.br
WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação