Página Inicial A Empresa Morango Receitas Multimídia Notícias Contato
 
 
sublayer sublayer sublayer sublayer sublayer
 
 

Notícias

 
 
Sucos para enxugar as gordurinhas
Geraldo Rohde, Marlisa Strenzel e Erika Rohde lançam livro “Delícias Gastronômicas com Morangos”
Benefícios do morango no Dia Mundial da Alimentação
Morango está presente nas opções para lanches pós-treino
Morango combate radicais livres
Dante Andreazza marca presença no Simpósio Nacional do Morango 2012
Dante Andreazza apoia o Fórum da Comunicação da UCS
Alimentos vermelhos ajudam sistema cardiovascular, diz nutricionista
Conheça os benefícios de dez variedades de frutas
Morango auxilia no funcionamento do cérebro
Morango protege células sanguíneas do envelhecimento precoce
Composto químico encontrado em morangos melhora memória
Para um café da manhã balanceado
MAIS NOTÍCIAS 1 2

Vitamina C é muito mais do que aliada no combate à gripe

23.05.2013
 
Vitamina C é muito mais do que aliada no combate à gripe
 
Nutriente é responsável por importantes funções no organismo, além de auxiliar no preparo do corpo para as temperaturas mais frias.

Quando pensamos em curar uma gripe ou um resfriado a vitamina C, geralmente, é lembrada como a principal arma. Isso porque ela é responsável por fortalecer as defesas naturais do organismo, aumentando a imunidade e protegendo o corpo contra as viroses. Para você saber mais sobre as propriedades dessa vitamina, e conhecer a sua atuação no corpo humano, a nutricionista Flávia Ferreira Sguario dá algumas dicas.

Segundo ela, a vitamina auxilia o organismo também no processo de absorção do ferro, quando ingerida com alimentos ricos nesta substância. De acordo com Flávia, no tratamento de gripes e resfriados, o nutriente funciona melhor em combinação, principalmente, com o zinco, que é encontrado em alimentos como carnes, cereais, feijão e laticínios. "A forma ideal para ingerir a vitamina C é na alimentação, e não em suplementos. Se a pessoa come uma fruta ela já vai consumir a vitamina junto com outros elementos que vão estabelecer um melhor aproveitamento de todos os nutrientes", afirma.

As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas (laranja, mexerica e limão) e o mamão papaia, morango, kiwi, melão, tomate, manga, goiaba e acerola. A especialista diz também que é preciso tomar cuidado com a forma de consumo destes alimentos, pois a vitamina é rapidamente perdida quando eles são cozidos e a estocagem de produtos frescos, por longos períodos, também reduz, significativamente, a concentração desta vitamina. "O consumo de alimentos frescos in natura é o que mais garante o consumo adequado de vitamina C", reitera Flávia, que é credenciada da Paraná Clínicas, em Curitiba.

Outros benefícios
A Vitamina C também atua como co-fator ou co-substrato de diferentes enzimas, isso quer dizer que, sem ela, essas enzimas não terão um funcionamento adequado. Outra vantagem é sua atuação na conversão do colesterol em ácidos graxos biliares, ou seja, retirando o colesterol que temos no organismo e o transformando em uma enzima que vai auxiliar na digestão alimentar. "Vale ressaltar que utilizar nutrientes sem critério pode ser tão problemático quanto à utilização indiscriminada de medicamentos", lembra a nutricionista.

Fonte: Bonde

 
 
     
 
Dante Andreazza
Dante Andreazza Comércio de Frutas
Caxias do Sul • RS
2012 - Todos os direitos reservados
  Fone (54) 3504.9083 - (54) 7811.9701
Nextel ID Nextel 96*74130
E-mail contato@danteandreazza.com.br
WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação