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Para um café da manhã balanceado
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Para um café da manhã balanceado

20.09.2011
 
O café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas nem sempre a gente tem tempo para tomá-lo como se deve. Um homem adulto deve ingerir até 2.000 calorias por dia. A mulher, cerca de 1.600. No café da manhã, a quantidade deve ser 20% desse total.

Uma sugestão balanceada para o café da manhã é: meio mamão, que tem apenas 50 calorias. Rico em vitaminas A e C, ele ajuda no funcionamento do intestino; uma fatia de pão integral, de 70 calorias, com carboidrato para dar energia; e uma fatia de queijo branco light, de 30 calorias: proteína e cálcio para aumentar as defesas do organismo.

Sempre que puder, substitua o pão francês (134 calorias) por duas fatias de pão integral (140 calorias). Tem mais de calorias, mas é rico em fibras que ajudam o funcionamento do intestino.

As proteínas também devem fazer parte da primeira refeição do dia. Uma fatia de peito de peru é uma boa opção (15 calorias). Pode substituir o presunto de porco (mais de 40 calorias). “A gente tem que sempre variar. No café da manhã a gente não tem que fazer aquela alimentação bitolada. Tem que ser um mix, nutritivo”, explica a nutricionista Sandra Aragão.

Uma dica para um café da manhã balanceado e nutritivo:
- 1 copo de leite semidesnatado batido com morango e linhaça
- 3 biscoitos integrais + um polenguinho

Fonte: G1

 
 
     
 
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